Vira e mexe, quando mostro minhas colagens no Instagram e Youtube, as pessoas comentam perguntando como crio as colagens. Na verdade, é algo básico. Eu já tinha vontade de usar colagens nos meus cadernos, mas sempre senti que não conseguiria fazer nada bonito (de acordo com o que a internet passa para a gente do que significa ser bonito). Comecei bem devagar. Depois, parti para composições mais ousadas (para mim). Hoje, minhas colagens estão divididas entre:
as decorativas no diário
as que faço na agenda/planner
e o caderno de colagens que virou junk journal.
Hoje, fiz dois cadernos e um deles será meu próximo diário. Peguei minha caixa com as coisas que vou imprimindo e juntando para fazer as colagens. E comecei a “pescar”. Durante esse processo inicial, me ocorreu que eu poderia filmar esse processo e assim eu fiz. Gravei uma parte porque vou decorando em etapas.
O processo consiste, como eu disse, em separar coisas que eu sinto que posso usar. Geralmente, vou coletando imagens relacionadas a coisas que gosto, que fazem parte do meu dia a dia, como café, gatos, avisos, frases relacionadas a autores e sobre escrita, paisagens que acho bonitas.
Como eu disse, vou pescando e colocando de um lado o que pretendo usar e de outro, o que vai voltar para a caixa.
Em seguida, inicio o processo de colagem e, mais uma vez, é algo que acontece naturalmente. Não consigo expressar em palavras, apenas deixo a coisa fluir. Algumas vezes, ao terminar uma página, vejo que houve um padrão feito totalmente inconscientemente,
Sinto que quanto mais vejo coisas, quanto mais colagens eu faço, mais fácil é criar combinações. Portanto, se você quer começar a fazer colagens, sugiro pegar algum caderno abandonado (eu sei que você tem um aí) ou compre um caderno bem barato, ou até mesmo, folha sulfite e vá fazendo testes. Se tiver revistas e jornais velhos em casa, melhor ainda. Se não, faça como eu, e se jogue no Pinterest (passo horas lá salvando e baixando coisas para imprimir e usar nas colagens) e/ou banco de imagens gratuitos.
Assim como no diário, na colagem não há regras, a menos que você queira que tenha regras. Deixe o que está em você se manifestar nas imagens, divirta-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário