Sobre



Oiê! Tudo bem?


Eu sou Alê Costa e já tive vários blogs. Mais uma vez, estou criando um novo blog do zero, afinal a gente está sempre mudando. Além disso, gosto de fazer testes.


Sempre acreditei que um blog é a melhor ferramenta para compartilhar conhecimento na internet, por isso, sigo usando essa ferramenta poderosa. Me responde aí: quando você tem dúvida sobre algo, aonde você vai procurar respostas? 


Na internet, não é mesmo? E advinha onde estão as respostas que você encontra? Nos blogs, é claro. E não se engane. A inteligência artificial também usa esse conteúdo para te responder. Mas esse não é o nosso assunto aqui.


Eu sou formada em Letras-Inglês e estou me preparando para iniciar um mestrado em Literatura e Cultura no qual vou pesquisar sobre diários de escritores.


Ou seja, minha pesquisa nasceu de uma paixão permeada pela escrita.


Eu sempre quis escrever. Desde pequena, as pessoas que me conhecem me perguntam quando vou publicar meu livro. Ainda não tenho essa resposta.


O fato é que eu tinha medo de ser lida, sabe? 


Eu sempre via fotos de agendas e diários super recheados de memórias e eu queria fazer aquilo também, mas o medo de ser lida me bloqueava.


Foi no Instagram que conheci o Bullet Journal e comecei a testar o método, mas também travei diante dele. Eu não conseguia desenhar, fazer as coisas que eu via na internet e que queria fazer também.


Depois de um tempo, resolvi ler o livro "O método bullet journal" e foi aí que eu entendi que para usar o método você precisa apenas de um caderno e uma caneta. Somente depois dessa leitura foi que eu consegui preencher um caderno inteiro, em 2020.


O hábito de fazer o bullet journal despertou a vontade de escrever mais sobre a minha vida e não apenas registrar em tópicos os meus dias. Tomei coragem e comecei um diário. Desde então, escrevo quase diariamente.


O que me ajudou a criar o hábito de escrever diariamente no diário foi uma outra ferramenta: as páginas matinais propostas pela Julia Cameron em "O caminho do artista".


Agora que fiz esse panorama, você já tem uma ideia dos assuntos que pretendo escrever aqui no blog: Diário, Bullet Journal, Páginas matinais, métodos de anotações, papelaria, coisas relacionadas ao mestrado e outras coisas relacionadas a tudo isso.


Outro assunto que pretendo tratar aqui é sobre blogs. Sim, este é um assunto importante para mim, afinal, foi publicando textos anonimamente no blog que fui perdendo o medo de ser lida.


No entanto, escrever num blog não é simplesmente criar um blog e começar a escrever. Pretendo, então, falar sobre isso, pois acredito que pode ser útil para muitas pessoas. Diante disso, terei que falar, ainda, sobre temas como SEO (Search Engine Optimization) e Marketing digital. Confesso que são assuntos dos quais eu amo estudar e falar, mas não tenho espaço nas redes sociais, tão nichadas.


De toda forma, o foco do blog é a escrita, seja no papel, seja no digital.


Então, se você gosta desses assuntos, sugiro se inscrever no blog, assim pode receber os posts no seu e-mail.


Além disso, também tenho uma newsletter, que chamo de "Devaneios", através da qual envio textos mais intimistas e reflexivos sobre a vida.


É isso. Espero que goste do conteúdo. Sinta-se à vontade para interagir através dos comentários, mas se preferir, mande uma mensagem privada.