Como vou me organizar no mestrado - Meu material escolar



No próximo semestre vou iniciar uma nova etapa da minha vida acadêmica e venho pensando em como vou me organizar porque a realidade por aqui é a seguinte: estou sempre trocando de caderno.


Uma hora, uso um caderno tipo Moleskine, depois mudo para fichário. Daqui a pouco, estou usando um caderno de folhas reposicionáveis (system flex, Caderno de discos, Caderno Inteligente).  No semestre atual já usei até caderno comum de capa mole, aqueles "baratinhos" da Tilibra.


No grupo de amigas online do qual faço parte, trocamos muitas ideias e experiencias com itens de papelaria, organização e planejamento e foi graças a essas trocas que me lembrei do sistema que usei quando cursei Letras e para ele que vou retornar. Calma que vou explicar.


Tudo começou quando uma das meninas recomendou um vídeo.


Eu não conhecia o canal da Brigitte, mas quando ele começou a contar como faz as anotações (ou fazia, porque maratonei o canal dela e vi que ela já mudou o sistema) em folhas sulfites coloridas, que ela dobra ao meio, e carrega em pastas malote A5, escrevendo com lapiseira.


O que eu vou usar para me organizar

Os materiais que vou utilizar durante o mestrado para fazer anotações de aulas, estudar e desenvolver a minha pesquisa e escrita da dissertação são:

  • Papel sulfite colorido;
  • Lapiseira técnica;
  • Pastas L
  • Caixa para pastas suspensas
  • Pastas suspensas
  • Etiqueta para pastas suspensas


Folhas sulfite coloridas


Como vai funcionar o meu método

A cada aula, tenho que ler vários textos que eu imprimo. Foi pensando nisso que investi numa impressora tanque de tinta. A minha é uma Epson L1250 e a tinta dura muito e a qualidade de impressão é excelente. Imprimo fotos e até material gráfico para minha cunhada. Então, fica a minha recomendação.


Normalmente, leio com a lapiseira na mão e vou fazendo anotações no próprio texto, mas quero começar a fazer isso no papel.


Falando em papel, vou seguir a dica da Brigitte e vou usar papéis de cores diferentes para distinguir anotações de estudo das anotações de aula. Quero usar papel amarelado ou marfim e talvez a outra cor seja azul ou rosa. Mais para a frente conto que escolhi porque ainda não comprei.


Para escrever, voltarei ao lápis, isto é, à lapiseira. Mas vou investir em uma lapiseira técnica que é mais pesada e, por isso, não cansa tanto na hora de escrever. A ponta, de preferência, 0.5 e grafite 2B, que é o que eu já utilizo.


Para as aulas, inicialmente, pensei em usar as pastas a5, mas de qualquer forma, eu teria que levar a pasta L A4 com os textos. Sendo assim, não vale a pena levar 2 pastas diferentes.


Então, no dia da aula, levarei os textos com folhas sulfite dobradas ao meio (A5) juntamente com os textos numa pasta L. Pretendo usar pastas de cores diferentes para disciplinas diferentes, como a Brigitte.


No estojo, lapiseira, marca texto de cores diferentes em tons pasteis. Os que eu tenho aqui são da Pilot.


Um ponto que parece irrelevante, mas eu não vejo dessa forma, é quanto à borracha. Estou usando uma da CIS tipo caneta, sabe? Não porque ela seja boa. Ela até é, mas porque acho melhor de carregar no estojo. Além disso, no meu estojo também tem caneta gel, caneta esferográfica, clips, flags, post-its, régua, tesoura, cola bastão.


Tudo isso vai na mochila da Up4you que comprei em 2023, juntamente com meu planner, meu diário (sim, carrego ele quando saio de mochila), Kindle, garrafa de água, uma pachimina, bolsinha com remédios, mini espelho, álcool gel e a carteira com cartão de passagem, cartão do banco, RG (não levo carteira porque o objetivo é diminuir o peso. Ah! Já ia me esquecendo. Também levo o cabo do celular e bateria externa.


Mochila Up4you

Quanto ao computador só levo em caso de necessidade porque pesa, né?


Minha ideia é, assim que possível, investir em um iPad. Não digo tablet porque tive um Samsung tab s6 lite e vendi. Como meu computador e celular são da Apple, faz sentido ter o iPad para levar os textos.


Em casa, manterei os textos já lidos numa pasta sanfonada e ao final de cada semestre, os textos vão para uma caixa arquivo com pastas suspensas. Cada pasta terá uma etiqueta para identificá-la. Além disso, o primeiro conteúdo da pasta será uma folha com a lista dos textos que estão na pasta por ordem em que foram lidos.


Pasta arquivo suspenso

Enfim, acho que percorri todos os pontos do meu método de anotações e organização física para o mestrado. No próximo post, falarei sobre a parte digital do meu método.

Postar um comentário

0 Comentários