Páginas

[Dia 3 - desafio 30 dias de escrita] O hábito de escrever e o medo de publicar

No texto de ontem, contei um pouco sobre como o desejo de escrever sempre esteve em mim, mesmo que tenha passado alguns (muitos) anos adormecido. Também contei que o meu blog mais longevo, começou como uma forma de me fazer escrever mais e poder escrever anonimamente.


Ainda existe um certo medo na hora de publicar. Eu adotei a tática de clicar em publicar e fechar o blog (ou a newsletter) e só voltar a olhar a página dias depois. Acredito que publicar no blog seja mais fácil, mesmo utilizando seu próprio nome. Existe uma forma que devemos seguir para sermos encontrados nos resultados das pesquisas nos buscadores, como o Google e Youtube. Claro que com o passar do tempo e a quantidade de acessos, assim como os assuntos dos textos que publicamos também colaboram para esse resultado.


Criei este blog, depois que perdi o meu blog anterior que acabou virando um site. Vou tentar resumir a trajetória. Como eu disse no post anterior, quando entrei no curso de Letras, criei o blog para treinar a escrita e, aos poucos, ter um público próprio. Aos poucos, fui me sentindo mais segura e acho que depois de uns 2 anos, assumi a autoria. Em 2020, participei de um edital de cultura e com a verba, acabei saindo de uma plataforma gratuita para uma paga. Isso também era um sonho, ter um endereço com meu nome na web. No ano passado, a hospedagem venceu e não pude renovar. Acho que foi aí que fui para o Substack (plataforma de newsletter). Mas, assim como nos blogs anteriores, não me comprometi com o trabalho e por isso, avanço devagar.


Sei que muitas pessoas vão dizer para não pensar assim, não se comparar etc. Mas já se vão 15 anos avançando a passos de tartaruga. Isso tem que mudar se desejo realmente construir algo a partir da minha escrita (não é fácil escrever/assumir isso). Por isso, me impus esse desafio. Preciso criar o hábito de escrever diariamente tanto no blog quanto na dissertação. Os textos desse projeto são mais intimistas, sem pretensões de ensinar algo. Apenas criar a disciplina de escrita e compartilhar experiências.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário