Quais são as melhores canetas para escrever em 2024

Cada profissional precisa de ferramentas adequadas para trabalhar. No caso de quem escreve, ter o melhor papel e a melhor caneta faz a diferença entre manter o hábito de escrever diariamente. Neste post, vou falar sobre as melhores canetas para escrever a partir da minha experiência testando diversas canetas.

O que considerar na hora de escolher uma caneta

Como você verá adiante, existem tipos diferentes de canetas, cada um adequado a um tipo de escrita e a um tipo de papel. Por isso, na hora de escolher uma caneta é preciso considerar os seguintes fatores:
  • para que você vai usar a caneta
  • o tipo de caneta
  • a espessura da ponta da caneta
  • o tipo de papel que pretende usar
  • o tamanho da sua letra
  • a forma como você escreve (põe força ou não)

Vou comentar minha experiência com cada tipo de caneta e aí vai ficar mais fácil entender como esses fatores influenciam na escolha da caneta.

Tipos de canetas

Os tipos de canetas mais comuns para escrita são:
  • Caneta esferográfica
  • Caneta hidrográfica
  • Caneta de gel
  • Caneta Tinteiro
  • Caneta Brush Pen
  • Caneta Nanquim
  • Caneta Rollerball

Veja para que serve cada um dos tipos de caneta.

Caneta esferográfica

Todo mundo já usou uma caneta Bic na vida. Elas são baratas e duram bastante, por isso, são ideais para tarefas do dia a dia, como fazer anotações de aula, assinar documentos, escrever textos e fazer uma prova.

Sua vantagem está em sua tinta ser a base de óleo, o que não a deixa ressecar. Por isso, ela dura muito! Além disso, existem esferográficas de várias cores e com pontas fina, média e grossa.

Minha opinião sobre a caneta esferográfica

Sempre detestei usar caneta esferográfica, principalmente a Bic. Eu até achava a Bic Cristal bonitinha, assim como as coloridas, mas a letra ficava com a tinta muito clara, já que eu não faço pressão na hora de escrever.

Ao fazer força para escrever, isso gera dor e fadiga. Logo, você acaba não escrevendo por tanto tempo e até mesmo com dores a longo prazo.

Obs: Recentemente, encontrei a esferográfica perfeita (ou quase). Estou falando da Uni Ball Jetstream 101 0.7. Encontrei-a perdida numa Livraria Leitura. Falarei mais sobre ela na parte no tópico a seguir. Portanto, continue a leitura.

Caneta hidrográfica

A caneta hidrográfica é mais conhecida como hidrocor ou canetinha. Sua composição se dá à base d'água, sendo sua carga feita de material esponjoso e sua ponta de feltro.

Assim como a esferográfica, a hidrográfica também pode ser encontrada em várias cores e com diferentes espessuras de ponta.

Minha opinião sobre a caneta hidrográfica

Quando comecei a perceber que minha dificuldade para escrever era devido à caneta, comecei a procurar e experimentar outros tipos de caneta. O primeiro foi a caneta hidrográfica.

A que eu experimentei foi uma Stabilo point 88 0.4 mm preta. Eu gostei bastante, apesar de a tinta passar para o outro lado do papel, a depender de sua espessura. O que me desanimou um pouco foi o valor, pois, em comparação com uma esferográfica, a Stabilo é bem mais cara.

Mas acabei encontrando a Compactor Microline 0.4 mm. Gostei ainda mais da Compactor e não apenas por causa do preço mais amigável, em relação à Stabilo, mas porque percebi que ela "vaza menos" para o outro lado do papel. Gostei tanto que experimentei várias cores. Mesmo assim, segui na busca pela caneta dos sonhos porque a hidrográfica dá aquela sensação de estar realmente usando hidrocor.

Caneta de Gel

A caneta gel é composta por tinta gel à base d'água, o que faz com que seu pigmento tenha maior destaque no papel. Além disso, sua tinta mais grossa proporciona maior cobertura. Por isso, muitas pessoas usam esse tipo de caneta para dar destaque, fazer títulos.

As canetas de gel estão disponíveis em várias cores, inclusive com cheirinho e glitter, e em diversas espessuras de pontas.

Minha opinião sobre a caneta Gel

Esse é um dos meus tipos de caneta favorito. A escrita é macia, não preciso fazer força para escrever e a letra fica bem visível no papel, graças à tinta mais grossa. Por isso, já experimentei as canetas da Pentel, Pilot e Paper Mate, mas a minha favorita é a Pentel, até o momento.

Caneta Tinteiro

A caneta tinteiro é um mundo à parte. Vou fazer uma introdução sobre ela aqui, mas pretendo fazer um post específico para este tipo de caneta.

Também conhecida como caneta de pena caneta tinteiro pode ser encontrada em materiais diferentes, como plástico, alumínio, resina, mas todas possuem um reservatório de tinta, ou seja, você compra apenas o corpo da caneta, que pode vir com cartucho de tinta ou o vidro de tinta pode ser adquirido à parte. Como eu disse, não vou me aprofundar na caneta tinteiro agora, pois tem muita coisa para falar sobre ela.

Minha opinião sobre a caneta Tinteiro

A caneta tinteiro é o tipo de caneta que mais tenho usado por aqui porque ela é bastante econômica. Comprei a primeira caneta em 2022, se não me engano é o primeiro vidro de tinta também. Mesmo escrevendo todos os dias no diário, ainda tem tinta. Minha primeira caneta foi da Shoppee, uma caneta barata, chinesa, mas bem gostosa de escrever. Depois, comprei uma Platinuum Preppy e uma Pilot kakuno. O único problema da caneta tinteiro é em relação ao papel que usamos. Infelizmente, no Brasil, não temos papel adequado e importar sai muito caro.

Caneta Brush Pen

A Brush Pen é uma mistura de caneta e "pincel", por isso é a caneta mais usada para quem gosta de fazer lettering ou caligrafia. Com a parte do pincel é possível fazer diferentes tipos de traços, enquanto a parte de caneta permite escrever de forma comum. Tambem nao vou me alongar com este tipo de caneta, já que a minha intenção aqui é tratar de canetas para escrever um diário ou no planner, por exemplo.

Minha opinião sobre a caneta Tinteiro

Eu experimentei duas marcas de brush pen, mas quase não uso esse tipo de caneta e vou explicar isso no post sobre diário. Minha escrita é simples, basicamente, caneta preta e só.

Caneta Nanquim

A caneta nanquim é uma caneta mais voltada para desenho técnico, pintura, mas também é usada para escrita. Recomendo a leitura de outro post sobre a tinta nanquim.

Minha opinião sobre a caneta Naquim

Eu ainda não utilizei caneta Nanquim, embora já tenha tido boas recomendações sobre este tipo de caneta.

Caneta Rollerball

A caneta rollerball possui a mesma composição da caneta esferográfica, por isso é comum dizer que ela é um tipo de caneta esferográfica. Mas a diferença entre ambas está na sua ponta cuja tecnologia (uma esfera de aço inoxidável na ponta) favorece uma melhor fluxo de tinta, o que resulta numa escrita mais fluida e fina, além de proporcionar uma escrita com menos falhas e ser ideal para escrever em papeis com maior gramatura.

Minha opinião sobre a caneta rollerball

Eu acompanho muitos perfis gringos tanto no Youtube quanto no Instagram e costumo testar quando possível, suas recomendações. Foi assim que cheguei até a caneta jetstream sxn-210. Tenho ainda poucos dias de uso, então não sei dizer se gosto ou não. Tenho uma outra rollerball uni ball jetstream (jetstream sxn 101 fl-07) que comprei e não gostei de imediato, mas hoje, sou apaixonada por ela. O problema é encontrá-la por aí para comprar.

12 melhores canetas para comprar em 2024

Vou deixar aqui abaixo, todas as canetas que testei e recomendo.

Caneta Bic Cristal
Uni ball jetstream 101


Uni ball rollerball


Caneta Tinteiro Platinum Preppy 0.2


Caneta Tinteiro Platinum Preppy 0.2


Pelikan Twist


Pilot Kakuno

Pentel Energel 0.5

Pentel Energel 0.7

Pentel energel infree 0.5 

Compactor microline 0.4


Cis Dual brush


Caneta Gel Tris Inkfinity

Qual é a minha melhor caneta para escrever na minha opinião

A verdade é que é muito difícil dizer qual é a melhor caneta porque isso depende de muitos fatores, como falei na introdução do post. Com os papéis que temos disponíveis no Brasil, posso dizer que, para mim, que tenho letra bem pequena e não faço pressão o escrever, as canetas de gel são a melhor opção.

Mesmo assim, quando vejo que a escrita não fica tão ruim em um determinado papel, uso a caneta tinteiro. No entanto, recentemente, me apaixonei por uma esferográfica da Uni ball. Ela tem sido a minha caneta do dia a dia.

No próximo post, vou falar sobre papéis e continuar essa conversa sobre canetas.

-------

OBS: Este post contém links de afiliado. Comprando qualquer item através desses links, o blog recebe uma pequena comissão. Muito obrigada por apoiar omeu trabalho!

Postar um comentário

0 Comentários